A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) oficializou a criação da Frente Parlamentar Invasão Zero (FPIZ). Proposta pelo deputado Coronel David (PL) em conjunto com outros parlamentares, o grupo de trabalho foi instituído por meio do Ato 53/2023, publicado no Diário Oficial do Legislativo nesta quarta-feira (8). Estão entre os objetivos do novo grupo de trabalho do Parlamento debater, discutir, propor, buscar soluções e acompanhar a execução de políticas públicas relacionadas ao combate às invasões ocorridas nas áreas urbanas e rurais do Estado de Mato Grosso do Sul.
Segundo consta no documento de criação, a Frente Parlamentar revela o compromisso dos parlamentares para com a questão e propicia dedicação mais constante ao tema da segurança pública e defesa social. “Nosso Estado tem como mola propulsora de sua economia a atividade agropecuária, e, tem diversas invasões ocorridas, sejam por indígenas, sejam por entidades que se identificam com os movimentos sociais, mas que promoveram violência e grave ameaça nas invasões que patrocinaram ao longo do tempo, inclusive com perdas de vidas humanas”, explicou Coronel David no requerimento assinado por ele.
A existência formal da Frente Parlamentar coincidirá com o mandato da Mesa Diretora da 1ª e 2ª Sessão Legislativa, da 12ª Legislatura. O grupo será coordenado pelo deputado estadual Coronel David e será composto pelos parlamentares Antonio Vaz (Republicanos), Jamilson Name (PSDB), João César Mattogrosso (PSDB), João Henrique (PL), Junior Mochi (MDB), Lia Nogueira (PSDB), Lucas de Lima (PDT), Mara Caseiro (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PL), Paulo Corrêa (PSDB), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Rafael Tavares (PRTB), Renato Câmara (MDB), Roberto Hashioka (União) e Zé Teixeira (PSDB).
Fonte: Aline Kraemer Foto: Luciana Nassar ALEMS