A boa notícia é que uma frente fria se aproxima do Estado.
A quinta-feira (19) foi de muito calor em Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima dos 41°C e no topo do ranking das mais quentes do país. A boa notícia é que uma frente fria se aproxima do Estado e o sábado (21) deve ser de leve queda nas temperaturas e possibilidade de chuvas.
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a estação de Nhumirim, no Pantanal, registrou calor de 41,8°C, a mais alta do país. Em Aquidauana, o calor foi de 41,6°C, segunda cidade mais quente do país.
O calor também passou dos 41°C em Água Clara e Coxim. Em Corumbá, as temperaturas se aproximaram dos 40°C e, em Campo Grande, a máxima foi de 38,7°C.
Possibilidade de tempestade em MS
Há um alerta de tempestade vigente para Mato Grosso do Sul. Conforme o Inmet, podem ocorrer tempestades em municípios da região sul e central do Estado entre às 10h de sexta-feira (20) até às 10h de sábado (21).
Conforme o Cemtec/MS, há probabilidade para ocorrência de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente na metade sul e na região oeste devido ao avanço de uma frente fria oceânica aliada ao deslocamento de cavados em vários níveis da atmosfera além do transporte de calor e umidade.
Contudo, não é esperada queda significativa das temperaturas, apenas uma leve queda das máximas. De forma geral, os modelos de previsão não apontam para grandes acumulados de chuva, que devem variar em torno de 20-30 mm, principalmente na região sul do MS. Porém, pontualmente, podem ocorrer acumulados de chuva mais significativos.
Em relação às temperaturas, seguem elevadas no Estado, com máximas que podem atingir valores próximos ou acima dos 38-39°C. A umidade relativa do ar apresenta uma melhora nos índices com valores acima de 60% devido ao transporte de umidade, aumento de nebulosidade e chance de chuva.
Campo Grande coberta por fumaça. (Foto: Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)