Carro-chefe da peixaria tem sido a carne moída de pacu.
Black Friday de peixe? Tem também. Uma peixaria do Mercadão Municipal de Campo Grande aproveitou esta sexta-feira (29), dia de Black Friday, para oferecer produtos promocionais durante uma semana. Tem peixe com 50% de desconto e, além da peixaria, tem lojas e empresas aproveitando a data para vender alimentos e itens básicos.
Na peixaria, os descontos em produtos selecionados começaram na quarta-feira (27) e devem ir até a próxima quarta (4). Segundo o proprietário da peixaria, Cleuber Linares, os preços mais acessíveis aumentam o movimento do estabelecimento em cerca de 20%.
“O final do mês de novembro e começo de dezembro é um período meio parado, novembro mesmo geralmente não é um mês muito movimentado, então a promoção é uma oportunidade que os clientes aproveitam”, afirma o empresário.
Itens em promoção
O carro-chefe da peixaria tem sido a carne moída de pacu, que está fazendo muito sucesso nesta Black Friday.
O produto é vendido em pacote de 800gr e geralmente custa R$ 19,90. No entanto, nesta Black, é vendido por R$ 9,90, um desconto de 50%. Esse valor vai até o domingo (1º).
“A carne moída de pacu é muito versátil. Dá para fazer bolinho, almôndega, fazer pizza de pacu”, destaca Cleuber.
Ele explica que o pacote contém 100% de pacu. “Quando a gente tira a espinha do pacu, junto com a espinha vem muita carne. Então a gente retira essa carne e usa”, completa.
Além da carne de pacu, tem filé de piramutaba, um peixe amazônico, sem espinho, que geralmente é vendido por R$ 35,90 e, agora, sai por R$ 29,90 o quilo vendido até o dia de dezembro. Quando cortado em postas, essa opção é muito usada no preparo de moqueca.
Já se a procura é por camarão, também dá para aproveitar. De R$ 25,90, agora o quilo é vendido por R$ 21,90 nesta Black Friday.
Black da cesta básica?
Azeite, leite e até botijão de gás entraram na lista dos produtos visados na Black deste ano. Nesta semana, uma das mais importantes redes de lojas de eletrodomésticos brasileiras esgotou, em apenas 15 minutos, a venda de azeite de oliva de 500ml.
A campanha, exclusiva para usuários do aplicativo da companhia, esgotou o estoque de 4 mil unidades de azeite de uma marca renomada que era vendido por R$ 9 reais.
Além disso, uma famosa distribuidora de gás também aderiu à campanha com abrangência nacional e oferece aos consumidores desconto de R$ 20 na recarga de botijões de 13 kg e compra de vale-gás.
Quem não ficou de fora também são os supermercados. Em Campo Grande, lojas de um atacadista estão vendendo o litro do leite desnatado por R$ 1,99.
Oportunidade na dificuldade
“Os supermercadistas viram com a Black Friday, e considerando que o consumo das famílias voltou a crescer, mas ainda não cresceu tanto, essa oportunidade de poder fazer mais negócios”, explica a economista Andreia Ferreira, chefe do Dieese/MS (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Para a economista, esse movimento das empresas de alimentos começou no ano passado e faz sentido as pessoas aproveitarem a data para comprar itens de alimentação. Principalmente porque o período de festas e férias se aproxima e, nesse período do ano, os preços normalmente aumentam.
Com o crescimento da demanda, ou seja, da procura, os preços sobem e, portanto, as promoções são bem-vindas e bastante aproveitadas pelos consumidores, especialmente se também for levado em consideração que o pagamento do 13º acontece próximo do período de Black Friday.
Peixaria aderiu à campanha de Black Friday (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)(Por: Liana Feitosa, Jennifer Ribeiro)