Altas temperaturas também estão aliadas a baixa umidade relativa do ar.
Mato Grosso do Sul permanece no alerta da onda de calor e tempo seco, que não dão trégua nesta quarta-feira (21). A previsão indica que as temperaturas podem ultrapassar os 40°C, principalmente na região sudoeste e pantaneira.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que há atuação de uma massa de ar quente e seca. A umidade relativa do ar varia em índice crítico, de 10 a 20%. A condição meteorológica prevista torna o ambiente atmosférico propício para a ocorrência de incêndios florestais.
Campo Grande começa o dia com mínima de 25°C e a máxima de 37°C. Em Dourados, os termômetros marcam 19°C inicialmente e chegam aos 38°C nos horários mais quentes. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã apresenta variação entre 22°C e 34°C. Iguatemi, na região Leste, tem mínima de 21°C e máxima de 36°C.
Paranaíba, no Bolsão, amanhece com 18°C e registra 36°C à tarde, já Três Lagoas, na mesma região, tem mínima de 19°C e máxima de 37°C. Na região Norte, os valores em Coxim e Camapuã variam entre 21°C e 37°C.
No Pantanal, Corumbá tem mínima de 26°C e máxima de 39°C, já as temperaturas em Aquidauana ficam entre 22°C e 38°C. Porto Murtinho, no Sudoeste do Estado, apresenta o valor mais alto do dia, com mínima de 23°C e máxima de 40°C.
(Nathalia Alcântara, Midiamax)