Início » Clima de deserto: calorão e baixa umidade castigam Mato Grosso do Sul com maiores temperaturas do país

Clima de deserto: calorão e baixa umidade castigam Mato Grosso do Sul com maiores temperaturas do país

por editor
0 comente

Campo Grande registrou a menor umidade relativa do ar entre as capitais, segundo o Inmet.

Campo Grade registrou a menor umidade relativa do ar entre as capitais brasileiras. Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o índice chegou aos 14% na última sexta-feira (16), semelhante ao clima de deserto. 

Além disso, Corumbá marcou a segunda maior temperatura do país, com 39,8ºC, perdendo apenas para Cuiabá (MT), com 40ºC. A região de Nhumirim, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, foi a sexta mais quente, com 39,3ºC. Água Clara ficou na 12ª colocação do ranking nacional, com máxima de 38,7ºC.

Cassilândia, Chapadão do Sul e Água Clara marcaram umidade do ar de 12%, ficando na segunda, terceira e sétima posição, respectivamente, dos menores índices do Brasil. O recomendável pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de uma taxa de 60%. 

Onda de calor

Uma onda de calor cobre todo Mato Grosso do Sul desde a última sexta-feira. O aviso do Inmet aponta para temperaturas 5ºC acima da média até o início da noite da próxima segunda-feira (19).

Um alerta para baixa umidade do ar entre 30% e 20% deve vigorar até o fim da tarde de sábado (17).

Operação Pantanal II

Na última sexta-feira (16), a Operação Pantanal II registrou a marca de um milhão de litros de água lançados sobre focos de incêndio na região. A operação atua no bioma sul-mato-grossense desde o dia 27 de junho.

Para alcançar esse feito, utilizaram-se as aeronaves KC-390 Millennium (Força Aérea Brasileira), Pantera (Exército) e Esquilo (Marinha). 

O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa.

Com essa medida, as Forças Armadas, Marinha, Exército e Força Aérea somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses.

Tempo em Campo Grande neste sábado (17). (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

You may also like

Deixe um comentário

MS 67 Notícias de Verdade!
Comprometimento com a transmissão dos fatos.

Fale Conosco:

WhatsApp: +55 (67) 9 9286 3253

Email: contato@ms67.com.br

Escolha dos Editores

Últimas Postagens

MS67 Notícas de Verdade , uma empresa de mídia – Todos os direitos reservados. Projetado e Desenvolvido por MKTDIGBR MKTDIGBR