Todo esse cuidado com as barragens reflete na qualidade da água que chega nas casas campo-grandenses.
Usando tecnologias e com um monitoramento constante, as barragens das captações dos córregos Guariroba e Lageado, da Águas Guariroba, passam por controle rigoroso diariamente.
“A empresa possui diversas ações com equipes internas e de terceirizadas contratadas para esse tipo de serviço. São ações diárias que garantem toda segurança, além das autorizações e vistorias dos órgãos públicos que estão sempre em dia”, explica o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da concessionária, Fernando Garayo.
As duas barragens possuem um Plano de Segurança de Barragem, que estabelece um monitoramento e ações específicas para as construções.
“Temos inspeções mensais de uma empresa contratada, que nos gera um relatório. Além disso, temos também uma instrumentação para monitoramento do nível da água e também marcos superficiais que monitoramos movimentos de terra, mesmo que milimétricos. Todos esses dados são lançados em um software e é constantemente acompanhado pelo nosso CCO (Centro de Controle de Operações)”, detalhou Garayo.
As barragens também são vistoriadas diariamente por outra empresa contratada para conservação, desde combater pragas como formigas, até remover a vegetação.
“Outra ação que realizamos é o Comitê Interno de Segurança das Barragens, que se reúne mensalmente entre colaboradores de diversos setores. Todas essas informações são constantemente compartilhadas com o poder público”, finaliza.
QUALIDADE CERTIFICADA
Todo esse cuidado com as barragens reflete na qualidade da água que chega nas casas campo-grandenses.
Com laboratórios certificados, a Águas Guariroba tem um alto rigor de tratamento da água. Desde 2016, o laboratório da empresa tem seus processos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Semestralmente a análise das águas brutas é realizada por um laboratório terceirizado também acreditado pelo Inmetro.
“Nosso laboratório localizado na ETA (Estação de Tratamento de Água) é certificado garante essa qualidade da água. Antes de ser levada até as casas, a água passa por rigorosos testes. Garantimos essa qualidade de excelência”, explica o diretor-executivo da concessionária Gabriel Buim.
Toda a água que abastece a Capital vem dos córregos Guariroba e Lageado, além de poços subterrâneos profundos, que possuem monitoramento 24 horas por dia, que vai da captação, passando pelo tratamento, até a distribuição por meio do CCO (Centro de Controle de Operações), que permite que a água seja distribuída na cidade da maneira eficiente, com remanejamento do recurso de um bairro para o outro.
Além da qualidade, o constante abastecimento é garantido pela concessionária por meio dos 107 reservatórios espalhados por toda a Capital. Atualmente mais um reservatório, no bairro Nova Campo Grande, está em construção.
São obras de perfuração de um poço profundo, que deve ter uma vazão aproximada de 300 m³/h e a construção de um reservatório para fazer o reforço de abastecimento de toda essa região da Nova Campo Grande, Inápolis, Jardim Carioca, Serradinho e Indubrasil, beneficiando cerca de 30 mil pessoas.
Créditos: ASCOM