Região do bolsão deve marcar as maiores temperaturas previstas.
A onda de calor começa a influenciar as temperaturas em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (14), com máximas podendo ultrapassar 38°C, principalmente na região norte, pantaneira, bolsão e sudoeste. Há previsão de chuvas isoladas devido ao aquecimento diurno.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o Estado passa por previsões semelhantes às típicas no verão, com sol e chuva no mesmo dia. “As chuvas tendem a ser irregulares devido à disponibilidade de calor e umidade. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai também favorece a formação de nuvens e chuvas”.
Campo Grande começa o dia com mínima de 24°C e deve chegar a 34°C, também com possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. Já em Dourados a temperatura varia de 23 a 34°C. No sul-fronteira e cone-sul, Ponta Porã e Iguatemi, os termômetros marcam mínimas de 23°C e máximas de 32°C e 33°C, respectivamente.
Nas partes mais quentes do Estado, Porto Murtinho, no sudoeste, o dia começa marcando 28°C e atingem 37°C ao longo do dia. No Pantanal, Corumbá e Aquidauana apresentam temperaturas semelhantes, com valores entre 26°C e 35°C.
Na região norte, Camapuã e Coxim têm máximas de 36°C, com valores mínimos de 24°C e 25°C, respectivamente. No bolsão, Três Lagoas registra variação entre 25°C e 38°C.
Céu em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)