Os estudos técnicos para implantação do contorno viário de Chapadão do Sul na MS-306 avançam com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) tendo papel fundamental no acompanhamento de todas as etapas. Já está nas mãos da Agência o Projeto do Dispositivo da Interseção da BR-060 com a nova pista do contorno, apresentado pela Concessionária Way 306.
Para concretizar a obra do anel viário, um trecho de 2,4 km da MS-306 vai coincidir com trecho da BR-060. Atualmente, a rodovia estadual conecta-se com a federal nas proximidades do km 115, próximo ao início da ocupação urbana de Chapadão. Com a implantação do Contorno, o entroncamento será dividido, e o trecho sul da BR-060 será deslocado para as proximidades do km 13+400. Entre estes dois pontos, os tráfegos das duas rodovias compartilharão o mesmo segmento rodoviário.
“Como órgão que fiscaliza o cumprimento correto e eficiente do contrato de Concessão, cabe a AGEMS conhecer e avalizar qualquer intervenção que vá acontecer. E o projeto desse novo dispositivo de interseção, ou seja, do ponto onde as duas rodovias vão se conectar no novo anel viário, é uma das novas obras mais importantes”, explica o Diretor de Rodovias, Matias Gonsales.
“Também estamos acompanhando o alinhamento entre a concessionária e o DNIT para a delegação desse trecho de rodovia federal”, completa o coordenador da Câmara Técnica de Rodovias, Edson Delgado.
O projeto considera pontos como a preferência de trânsito no entroncamento entre a via estadual e a federal, e a forma como devem ser as alças de acesso, entre outros.
Segurança e trafegabilidade
A aprovação para alterar o traçado original da via aconteceu após análise técnica da AGEMS e o recebimento de contribuições em consulta pública que deu transparência à discussão. O objetivo é levar mais segurança e fluidez ao tráfego da estrada, retirando a passagem pelo centro da cidade. Um Aditivo feito ao contrato permitirá fazer essa adequação.
Todas as etapas desse projeto de modificação contam com participação da Agência Reguladora, que é responsável por dizer se determinada intervenção pode ou não ser executada, e indicar quando é necessário ajustar, corrigir ou complementar um projeto, fiscalizar resultados e cumprimento de prazos.