Compra consciente é dica de ouro para aproveitar a Black Friday.
O comércio de Campo Grande começa esta sexta-feira (29) atraindo o consumidor com a tradicional Black Friday. O secretário-executivo do Procon-MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), Antônio José Angelo Motti, diz que a principal dica para evitar frustração é a compra consciente: “Você precisa disso?”
A secretaria começou ações de fiscalização e lista de orientações desde setembro. O trocadilho da “black fraude” e os alertas rotineiros sobre as expectativas de promoções deixam o consumidor atento.
Neste ano, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) publicou o Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday. Além disso, a pasta expediu um documento com regras para a organização empresarial, onde há o direito de indicar a evolução do preço, assim, evidenciando a vantagem na compra.
Segurança nas compras on-line
Motti ressalta que muitos sites têm origem estrangeira, sem contato no Brasil, o que dificulta o contato entre cliente e empresa. O consumidor deve prestar atenção:
- Ícone do cadeado sinaliza quando uma conexão é segura e protegida por HTTPS.
- Notar se o link termina com .br, o br indica que o site é brasileiro.
- Logos e layout falsificados.
- Verificar redes sociais autenticadas.
“Normalmente, nas redes sociais, você é motivado a entrar no link de um site que não existe no Brasil, está hospedado em outro país. Então, faz o pagamento para um ser que não conhece, não tem CNPJ, um site sem segurança. Se o preço é muito baixo, desconfie. Não existe milagre, ninguém vai te dar um produto de graça, colocar um preço menor do que ele pagou”.
O secretário explica que na Black Friday, geralmente, o lojista oferece produtos em estoque, material parado e a data facilita a comercialização. “Não se iluda com propagandas falsas. Antes de comprar, pense: eu preciso disso?”
Denuncie
O consumidor que se sentir lesado ou flagrar irregularidades podem denunciar através do site do Procon-MS ou pelo telefone 151.
Também é possível registrar reclamações no Gov.br e Reclame aqui.
Comércio atrai consumidores com promoções (Imagem: Nathalia Alcântara, Midiamax)(Por: Karina Campos, Liana Feitosa)