É o segundo ano em que uma frente fria gera frio intenso em pleno novembro no Estado.
A frente fria derrubou temperaturas em Mato Grosso do Sul neste sábado (04), que teve mínima de 10°C e sensação térmica de 2,5°C, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). É o segundo ano em que uma frente fria gera frio intenso em pleno novembro no Estado.
idades da região sul registraram as menores temperaturas. Entre às 4h e 6h de hoje, Ponta Porã registrou temperatura mínima de 10,7°C, com sensação térmica chegando aos 6,5°C. Já em Dourados, a mínima chegou a 10,9°C às 6h, mas a sensação térmica despencou para 2,6°C às 5.
Em Caarapó a mínima registrada foi de 10,9°C às 5h e a sensação térmica despencou às 7h, com 4,2°C segundo o Inmet. Em Sete Quedas, Aral Moreira, Amambai, Itaquiraí, Nova Andradina e Laguna Caarapã a mínima ficou em 11°C.
Em Campo Grande a mínima registrada neste sábado foi de 12,8°C às 6h, com sensação térmica de 5,2°C às 7h. Em Porto Murtinho, considerada a cidade mais quente do Estado, a sábado amanheceu com 13°C e sensação térmica de 10°C.
Apesar do alerta para temporal, não houve registro de chuva significativo em Mato Grosso do Sul na sexta-feira (03), apenas Mundo Novo e Ribas do Rio Pardo registraram 12 mm de chuva. Em Costa Rica foi registrado rajada de ventos de 80 km/h, mas sem informações sobre estragos deixados.
O frio vai até quando?
A previsão do tempo indica que o domingo deve ser de temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul, mas em elevação. Apesar de novembro ter começado com clima ameno e chuva o calorão deve voltar em breve.
As máximas podem chegar aos 43°C em Mato Grosso do Sul na terça-feira (7). Apesar de historicamente mais chuvoso que outubro, a previsão do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que as chuvas devem ficar abaixo da média histórica, principalmente nas regiões centro-norte do Estado. Já no extremo sul do Estado as chuvas devem ultrapassar a média.
Já previsão detalhada do Clima Tempo, aponta para calor mais intenso em Campo Grande entre os dias 11 e 15 de novembro, quando a máxima deve ficar em 38°C. Na cidade mais quente do Estado, Porto Murtinho, deve ter calor acima dos 40°C entre os dias 8 e 12 de novembro.
Frio em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)