Início » Em Pernambuco, AGEMS soma conhecimento e divide experiências de regulação e inovação

Em Pernambuco, AGEMS soma conhecimento e divide experiências de regulação e inovação

por editor
0 comente

Em preparação para organizar um processo de Chamamento Público inédito em Mato Grosso do Sul, etapa fundamental do novo Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) soma conhecimento e divide experiências. O diretor de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos, Matias Gonsales, esteve em Pernambuco, onde viu de perto como ocorre a operação e a fiscalização do serviço na região metropolitana do Recife e no interior.

“Tivemos reuniões muito produtivas com o presidente da ARPE [Agência de Regulação de Pernambuco], Severino Otávio, e equipes setoriais. É importante conhecer modelos que estão sendo desenvolvidos, experiências com os diferentes resultados em diferentes lugares do Brasil”, avalia Matias.

Experiência compartilhada

Na ARPE, representando a AGEMS, o diretor estendeu o intercâmbio para outros serviços em que as duas agências atuam. Compartilhou com técnicos do saneamento o avanço da agência sul-mato-grossense na regulação dos resíduos sólidos – adiantada em relação a agência pernambucana –, e, com a equipe de energia, a experiência do convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica.

“As agências têm suas práticas específicas, conforme a realidade de cada Estado. A ARPE, por exemplo, inclusive tem uma atuação em setores de serviços não concedidos, na fiscalização da execução de contratos de diferentes secretarias. É uma prestação de serviços que a agência faz ao Governo do Estado lá. Foi interessante conhecer, porque nós da AGEMS também temos esse olhar voltado para a inovação, para a expansão permanente do nosso trabalho”, observa o diretor.  

Empreendedorismo

E como inovar e empreender andam de mãos dadas, a visita técnica incluiu a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco, onde Matias Gonsales conversou com a presidente Angella Mochel e equipe. No encontro, apresentou a realidade do estado, com grandes áreas cultivadas, que incluem a expansão do eucalipto para produção de celulose, e o interesse de Mato Grosso do Sul em fomentar que empreendedores de pequeno porte também cresçam neste cenário de desenvolvimento sustentável.

You may also like

Deixe um comentário

MS 67 Notícias de Verdade!
Comprometimento com a transmissão dos fatos.

Fale Conosco:

WhatsApp: +55 (67) 9 9286 3253

Email: contato@ms67.com.br

Escolha dos Editores

Últimas Postagens

MS67 Notícas de Verdade , uma empresa de mídia – Todos os direitos reservados. Projetado e Desenvolvido por MKTDIGBR MKTDIGBR