O ‘Enem dos Concursos’ centraliza os processos seletivos autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais.
Vai participar do CNU (Concurso Nacional Unificado), o Enem dos Concursos, no próximo domingo (18)? Então você já sabe que, obrigatoriamente, deverá apresentar um documento de identidade original e com foto na entrada da sala em que fará a prova.
No entanto, o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), responsável pela idealização e coordenação do concurso, reforça que cópias dos documentos, mesmo aquelas autenticadas em cartório, não serão aceitas.
Fica inválida também a apresentação de fotos do documento, mesmo que elas estejam no celular do participante.
Documentos digitais
Está autorizado, porém, o uso de documentos digitais para a identificação pessoal, incluindo o e-Título, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital e o RG digital.
No entanto, tais documentos precisam estar nos aplicativos oficiais ou pela Carteira de Documentos Digitais do portal único de serviços digitais do Governo Federal, ou o aplicativo.
O MGI ressalta que, caso o candidato opte em apresentar o documento digital, o aplicativo precisa estar baixado em um celular com bateria devidamente carregada. Após baixado, o aplicativo funciona mesmo sem internet.
Outra orientação que o Ministério faz é que o candidato certifique-se, antecipadamente, se o aplicativo está funcionando corretamente.
Concurso Unificado
O Concurso Unificado terá provas com questões objetivas específicas e dissertativas por área de atuação e serão aplicadas em dois turnos. No período matutino, os portões serão abertos às 06h30 e fechados às 07h30, no horário de MS.
Já no período vespertino, os inscritos poderão entrar no local de prova de meio-dia a 13h, horário de MS.
O ‘Enem dos Concursos’ centraliza os processos seletivos autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais.
O Concurso selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional).
Endereço de aplicação da prova
Os candidatos ao Concurso Unificado já podem conferir os locais de aplicação das provas. Inclusive, todos os participantes precisam acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição na área do candidato, com login e senha do site do Governo Federal.
Embora não seja obrigatório, o MGI recomenda que os candidatos levem o cartão no dia das provas, já que o documento porta informações atualizadas sobre o local das provas, com os horários e sala em que o candidato deverá comparecer.
A previsão de divulgação dos resultados das provas é 21 de novembro. A etapa de convocação para posse dos aprovados e realização de cursos de formação começará em janeiro de 2025.
Enem dos concursos acontece neste domingo em todo o Brasil (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)