Eleições acontecem em 6 de outubro.
Eleitores possuem menos de dois meses para regularizar a situação eleitoral. Quem possui irregularidades deve ficar atento ao prazo de 8 de maio para garantir o direito ao voto nas Eleições de 2024.
O prazo é o mesmo para quem deseja emitir a primeira via do título eleitoral. Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o requerimento de inscrição eleitoral pode ser feito até 150 dias antes da eleição.
Isso porque a Justiça Eleitoral organiza a votação com base no número de eleitores. Vale lembrar que o primeiro turno será em 6 de outubro de 2024.
Podem estar em situação irregular os eleitores com falta de justificativa sobre ausência nas últimas três eleições.
Você pode consultar a situação eleitoral direto de casa. Basta entrar no site do Tribunal www.tre-ms.jus.br no link “Serviços”, “Autoatendimento eleitoral”, “Título de Eleitor” e depois clicar em “Situação Eleitoral”. Ou se preferir pode ir até um cartório eleitoral ou posto de atendimento do TRE-MS.
Eleições municipais
As eleições de 2024 elegerão candidatas e candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Assim, o primeiro turno será no dia 6 de outubro de 2024.
Enquanto o segundo turno, onde for necessário, ocorrerá no dia 27 de outubro. O segundo turno pode ser aplicado para prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores.