Clima atípico e inédito de 2.023 deixou sul-mato-grossenses de boca aberta
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve Mato Grosso do Sul no alerta de tempestades de perigo potencial nesta quarta-feira (20). O alerta do instituto indica intensas com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Segundo o instituto, o aviso é válido até às 10h desta quarta. O volume de chuva pode variar de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhando ventos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, porém os moradores precisam ficar atentos.
A previsão indica que em Campo Grande, a temperatura ficará entre 23°C e 31°C com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Na região leste de MS, nas cidades de Três Lagoas e Aparecida do Taboado, as temperaturas podem chegar aos 38°C.
Na região do Pantanal, nas cidades de Corumbá e Miranda, o prognóstico é de que o calor chegue a 35°C e que chove a qualquer hora do dia. No sul, como em Dourados e Ponta Porã, as temperaturas poderão ser mais amenas, comparadas às demais cidades do estado. Os termômetros devem atingir a máxima de 30°C e Inmet mantém as cidades com previsão de chuvas isoladas.
Confira as regiões no mapa que estão sob alerta:
(Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)