A prefeitura do município e a AGEMS oficializaram uma parceria por meio de convênio tornando-se o 34º município a ser regulado e fiscalizado pela agência.
Em uma demonstração clara de comprometimento com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, o município de Inocência avança significativamente na gestão de resíduos sólidos. Na manhã desta segunda-feira (6), a prefeitura do município e a AGEMS oficializaram uma parceria por meio de convênio tornando-se o 34º município a ser regulado e fiscalizado pela agência.
Essa colaboração marca uma nova temporada em busca por soluções eficazes para os desafios ambientais enfrentados pela região.
A gestão adequada dos resíduos sólidos é uma preocupação global, e Inocência demonstra destaque ao tomar medidas concretas para enfrentar essa questão. O convênio com a AGEMS proporcionará recursos técnicos e apoio institucional para implementar políticas e práticas voltadas para a redução, reutilização e reciclagem de resíduos, educação ambiental, além de garantir sua destinação final ambientalmente adequada.
“Nossa parceria é um testemunho do nosso comprometimento com o progresso sustentável e a construção de um futuro mais promissor para Inocência. Estamos aqui, como parceiros dedicados, prontos para oferecer todo o suporte necessário para o bem-estar da cidade. Juntos, podemos fazer a diferença em construir um futuro mais próspero e sustentável para todos”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Unidade e desenvolvimento
Durante a assinatura, o prefeito de Inocência Antônio Ângelo Garcia dos Santos, enfatizou a importância desse convênio para o município, destacando o compromisso da administração em promover uma gestão ambiental responsável e sustentável. Ele ressaltou que essa parceria não apenas beneficiará o meio ambiente, mas também contribuirá para a qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento econômico local.
“Estou imensamente feliz por estar aqui hoje e por receber todo o apoio da AGEMS. Essa visita foi extremamente importante para nós e estou confiante de que renderá muitos frutos. Como uma cidade em desenvolvimento prestes a inaugurar uma fábrica de celulose, precisamos desse apoio técnico para avançar na gestão ambiental. Hoje, mais do que nunca, tenho certeza de que encontramos o que viemos buscar e saio daqui com uma nova perspectiva, enxergando uma parceria que já se mostrou eficaz”, destaca.
Diretora de Saneamento Básico, Iara Marchioretto, enfatizou a importância da colaboração entre instituições e comunidades para enfrentar os problemas complexos relacionados aos resíduos sólidos, e destacou a disposição da AGEMS em apoiar o município em todas as etapas desse processo.
“Com a assinatura deste convênio, Inocência se posiciona como um exemplo inspirador de compromisso com a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. A parceria com a AGEMS representa um passo crucial na jornada do município rumo a uma gestão de resíduos sólidos mais eficiente e responsável”, finaliza.
O convênio
Essa parceria entre a AGEMS e a Prefeitura prevê a realização de diversas atividades para regular e fiscalizar os serviços de resíduos sólidos urbanos. Isso inclui a fiscalização e regulação das atividades relacionadas aos resíduos, além da atuação da ouvidoria para receber e encaminhar demandas da população.
A educação ambiental e a comunicação serão promovidas para conscientizar a população sobre a correta gestão dos resíduos. Também estão previstos apoio jurídico, técnico e contábil para garantir a eficiência e qualidade na prestação desses serviços no município.
Participaram também da assinatura, o chefe de gabinete do município Max Machado, a coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, Danielle Adma e a assessora Janaína Alves.
Créditos: AGEMS