Início » Inverno em MS terá temperaturas acima da média e Pantanal com menos chuva

Inverno em MS terá temperaturas acima da média e Pantanal com menos chuva

por editor
0 comentários

Projeções são baseadas em modelos climáticos e indicam condições de tempo e clima para o próximo trimestre (junho, julho e agosto).

O próximo trimestre (junho, julho e agosto), que abrange a maior parte do inverno, deve ser mais quente que o normal e apresentar chuvas irregulares, com destaque para a região noroeste, incluindo o Pantanal, onde a precipitação tende a ficar abaixo da média histórica.

As projeções são baseadas em modelos climáticos e foram divulgadas pela equipe técnica do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima em MS).

Historicamente, o trimestre de junho a agosto em Mato Grosso do Sul registra volumes de chuva que variam entre 50 a 200 mm na maior parte do estado. No extremo norte, essa média cai para 25 a 50 mm, enquanto no extremo sul pode chegar a 200 a 300 mm.

Para 2025, a previsão probabilística aponta para irregularidades nas chuvas em grande parte do estado, com a possibilidade de volumes tanto abaixo quanto acima da média histórica. Contudo, a atenção se volta para a região extremo noroeste, abrangendo áreas do Pantanal, onde os modelos indicam uma tendência de chuvas abaixo da média para o período.

Inverno mais quente

Em relação à temperatura, a média climatológica para o trimestre de inverno em Mato Grosso do Sul varia entre 18-22°C na maior parte do território. Quanto às temperaturas, são mais altas no noroeste (22-24°C) e mais amenas no extremo sul (16-18°C).

Para quem não é fã de frio, a tendência das temperaturas do ar devem ficar acima da média histórica. Isso sugere que o estado pode ter um trimestre mais quente que o usual.

Quanto ao fenômeno El Niño Oscilação Sul, a previsão aponta para 73% de probabilidade de condições de neutralidade no trimestre de junho-julho-agosto de 2025. Embora seja uma forçante climática importante, o Cemtec ressalta que sua atuação no clima de MS é geralmente indireta e não é o único fator determinante para as condições gerais do tempo.

Imagem Destaque: Pantanal sul-mato-grossense (Foto: Bruno Rezende)
Fonte: Osvaldo Sato/ Midiamax

You may also like

Deixe um comentário