Delegacia da Receita Federal em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Jornal Midiamax)
Só ontem (25) foram entregues mais de 15 mil declarações e a expectativa da Receita é que o ritmo seja mantido até dia 31
Contagem regressiva para o fim do prazo da declaração do imposto de renda, que termina no dia 31 de maio. Em Mato Grosso do Sul 112 mil contribuintes ainda não prestaram contas ao leão. Segundo a Receita Federal, até as 8 horas desta sexta-feira (26) foram entregues 445 mil declarações.
São esperadas pelo menos 552 mil declarações do imposto de renda em Mato Grosso do Sul. “O ideal é que o final de semana seja usado para preencher e enviar a declaração, até porque hoje é tudo pela internet”, observa o delegado do órgão em Campo Grande, Clovis Ribeiro Cintra Neto.
Cintra Neto adianta que o contribuinte dispõe de grande número de informações para evitar erros no preenchimento da declaração. “Nosso site tem respostas a todas as dúvidas”, diz, lembrando também que as pessoas podem buscar ajuda de profissionais contadores para declarar de acordo com as regras.
O ritmo de envio de declarações triplicou na última semana, na comparação com a primeira semana de maio. Só ontem (25) foram entregues mais de 15 mil declarações e a expectativa da Receita é que o ritmo seja mantido até dia 31.
“De agora pra frente, é correria, mas recomendamos tranquilidade porque é muito fácil lidar com o nosso programa de preenchimento do documento”, tranquiliza o delegado.
Doações do IR
Os contribuintes que fizeram ou que ainda vão fazer doações ao Fundo do Idoso e ao Fundo da Criança e do Adolescente têm até o dia 31 para pagarem o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Os declarantes podem fazer destinação de até 6% do imposto devido. Se tiver imposto a pagar, recolhe 94% ao Tesouro, parcelado ou em conta única, e 6% aos fundos. Caso tenha imposto a restituir, o valor da doação virá acrescido no total da restituição.