Produção de energia hidrelétrica está em baixa e, por isso, a Aneel anunciou a ativação da bandeira vermelha.
Considerando a energia mais cara neste mês, já que a população pagará acréscimo em função da estiagem que atinge o Brasil, o Midiamax separou dicas para que o consumidor economize neste período de calor intenso que chega aos 40°C em Mato Grosso do Sul.
Com a produção de energia hidrelétrica em baixa devido ao baixo nível dos reservatórios, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a ativação da bandeira vermelha patamar 1 no início deste mês.
“Nessa época de calor onde o ar-condicionado e ventiladores são essenciais para o mínimo de conforto, a dica para tentar economizar é reduzir o uso de outros equipamentos elétricos, como o chuveiro, por exemplo”, orienta o engenheiro eletricista Ricardo Nogueira.
Confira lista de dicas de economia
1. Use o chuveiro elétrico na função de banho frio.
2. Outro vilão na residência é o ferro elétrico para passar roupas. Use roupas mais leves que, ao serem lavadas, secam facilmente e dispensam o uso do ferro elétrico. Mas se mesmo assim for passar roupas em grande quantidade, use o ferro de uma só vez.
3. Se você tem um freezer e uma geladeira duplex, com compartimento só para congelados, desligue o seu freezer e acomode seus alimentos congelados apenas na parte superior da geladeira.
4. Evite o uso de fornos elétricos e micro-ondas por tempos demorados para assar alimentos.
5. Evite ficar com a porta da geladeira muito tempo aberta, isso faz com que todo o ar frio saia, obrigando o motor da geladeira trabalhar por um tempo mais prolongado para repor o resfriamento interno.
6. Afastar a geladeira da parede pelo menos 15cm ajuda na circulação de ar no motor, e favorece o resfriamento, diminuindo o gasto do equipamento. São pequenos procedimentos que fazem com que a geladeira não trabalhe “forçada”, reduzindo o consumo ao final do mês.
7. Revisar a instalação elétrica da residência pelo menos a cada 10 anos é outro ponto favorável para economia de energia. Instalações velhas, cabos finos e mal dimensionados ou emendas mal feitas contribuem para o aumento do consumo de energia elétrica.
8. Desligar da tomada equipamentos sem uso, principalmente aqueles que ficam com um pequeno display ou relógios digitais acesos durante todo o dia e sem uso, contribui para a economia no consumo de energia. Exemplos são TVs, micro-ondas e rádios.
“Esses simples procedimentos ajudam a reduzir a conta na hora de pagar a energia elétrica”, reforça o engenheiro.
(Fernando Frazão-Agência Brasil)