A umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%.
Alerta vermelho publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na tarde desta segunda-feira (7) aponta nível de perigo devido à baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul. Esse é considerado o alerta mais severo do instituto, indicando que a umidade deve ficar abaixo dos 12%, em quase todos os municípios do Estado.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar cuidados redobrados.
Confira a extensão do alerta no mapa:
Confira a lista das cidades mais quentes
No domingo (6), as altas temperaturas já tomaram conta de Mato Grosso do Sul, que registrou os maiores focos de calor do país.
- Nhumirim – 43,2°C
- Corumbá – 42,7°C
- Coxim – 42,7°C
- Pedro Gomes – 42,5°C
- Miranda – 42,2°C
- Aquidauana – 41,5°C
- Porto Murtinho – 41°C
- Água Clara – 41°C
- Sonora – 40,8°C
- Camapuã – 40,5°C
- Sidrolândia – 40,3°C
- Ribas do Rio Pardo – 40°C
Sem chuva
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), a situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, favorecendo o tempo quente e seco no Estado.
As temperaturas acima dos 40°C estavam previstas, com valores de 38 a 43°C. Todos os municípios ultrapassaram os 30°C. A menor temperatura foi de Itaquiraí, de 31°C.
Tempo quente (Ana Laura Menegat, Midiamax)