Em linhas gerais, o último dia de setembro será de altas temperaturas e baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul.
A semana começou sem refresco para Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (30), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta de perigo para onda de calor e umidade do ar na faixa dos 20%. Os alertas são voltados para todos os municípios do estado.
Com isso, as temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média e a umidade relativa do ar abaixo do que é considerado ideal para saúde. Logo, os órgãos de saúde reforçam os cuidados que a população deve ter nesse período.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.
Confira o alerta no mapa:
Temperaturas
Em linhas gerais, o último dia de setembro será de altas temperaturas e baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul. O calor deve passar dos 40°C em várias cidades do Estado nesta segunda-feira, quando às 9h, Corumbá e Sonora registravam 36°C.
O mês foi marcado por recordes de altas temperaturas em 2024. No dia 25, a cidade de Água Clara registrou temperatura máxima de 43,1°C, e bateu o recorde de temperatura mais alta do país no dia. Na mesma semana, Campo Grande registrou 39,8°C.
Tempo seco em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)