A Prefeitura de Campo Grande anunciou medidas para intensificar a segurança nas escolas da Capital. A medida inclui a disponibilização de 10 viaturas da Guarda Civil Metropolitana para rondas diárias, instalação de alarmes, mapeamento de risco, controle minucioso de fechamento dos portões e monitoramento com o botão do pânico.
As medidas foram tomadas após reuniões de planejamento visando garantir a segurança dos alunos e servidores contra possíveis ameaças que circulam em todo o Brasil. Segundo a Prefeitura, de imediato, 23 escolas apontadas pelo mapeamento com maior risco, terão efetivo da GCM durante o turno escolar.
A medida será ampliada gradativamente conforme a incorporação de novos guardas nomeados por meio de concurso público. Em paralelo, todas as unidades de ensino da Reme terão a instalação de trancas nos portões de acesso.
A prefeitura também estuda a implementação do botão do pânico, por meio de aplicativo, pelo qual cada unidade escolar terá acesso direto com a Central da Guarda e as próprias viaturas da GCM que fazem rondas nas sete regiões da cidade. O uso desse tipo de tecnologia está sendo viabilizado em ação conjunta da Semed, GCM e Agetec.
A Prefeitura também pretende fechar o portão de entrada dos professores, implementar aplicativos com os diretores, chefias das redes de ensino e guarda civil, bem como realização de palestras e rondas constantes.
“Vamos fazer igual nossas Emeis, onde ninguém entra sem autorização. A inteligência artificial também vai nos ajudar com a segurança dos nossos alunos e servidores. Estamos reforçando a segurança de toda a comunidade escolar”, declarou a prefeita Adriane Lopes.