O objetivo é avaliar como Campo Grande está lidando com o aumento das demandas na juventude e as abordagens adotadas para enfrentar esse desafio.
Nesta segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Campo Grande realiza uma audiência pública para debater a importância da saúde mental e o combate ao suicídio. O evento teve início às 9h, sob o tema ‘Comportamento Suicida e Autolesão na Juventude’.
A audiência foi uma sugestão da vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com o Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB-MS), Membro Titular da Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental da Câmara dos Deputados.
Segundo a vereadora Luiza, o objetivo é avaliar como Campo Grande está lidando com o aumento das demandas na juventude e as abordagens adotadas para enfrentar esse desafio.
A discussão foi voltada à faixa etária específica de jovens, a fim de analisar a situação de funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial de Campo Grande, compreendendo suas dificuldades e propondo medidas visando prevenir o suicídio, especialmente entre os jovens.
Índice entre jovens é maior
Conforme dados do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos e a quarta entre jovens de 20 a 29 anos.
Valesca destacar que esses números representam casos notificados, sugerindo a possibilidade de haver um número ainda maior de incidências não registradas.
Segundo os organizadores do evento, dados específicos de Mato Grosso do Sul (MS) mostram índices alarmantes de autolesão e suicídio entre jovens, com destaque para as altas taxas entre as populações indígenas.
Como pedir ajuda
Segundo o Ministério da Saúde, há várias formas de procurar ajuda. Pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida podem ser insuportáveis e pode ser muito difícil saber o que fazer e como superar esses sentimentos, mas existe ajuda disponível.
Onde buscar ajuda:
- CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
- UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais;
- Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita).
- Centro de Valorização da Vida – CVV
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.
A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.
Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.
Campo Grande conta com apoios gratuitos (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)