Tempo seco continua atuando no Estado, com índices de 10 a 30%.
Mato Grosso do Sul deve alcançar os 41°C nesta segunda-feira (2), aliado a baixa umidade relativa do ar, com índices de 10 a 30%. Apesar do calorão, a chegada de uma nova frente fria deve amenizar as temperaturas.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), esta situação meteorológica ocorre devido à ocorrência de uma onda de calor, favorecida pela atuação de uma massa de ar quente e seca. Por isso, é recomendável beber bastante líquido e umidificar os ambientes.
Portanto, as condições meteorológicas previstas de tempo quente e seco tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais. “Desta forma, aconselhamos que a população não ateie fogo em nenhuma situação”, explica a coordenadora do Cemtec, a meteorologista Valesca Fernandes.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Campo Grande amanhece com mínima de 17°C e máxima de 33°C. Ao sul, a manhã foi gelada de 13°C, em Ponta Porã, com a máxima de 35°C. Em Porto Murtinho e Corumbá, ao sudoeste e Pantanal, a mínima varia de 13 a 14°C e máxima de 35 a 38°C.
Na região norte e Bolsão, Coxim e Paranaíba, a mínima varia de 18 a 19°C e máxima entre 37 a 41°C.
Tempo seco predomina no Estado (Nathalia Alcântara, Midiamax)