Estratégia visa conter avanço das doenças respiratórias em MS.
Com mais de 200 mortes registradas este ano e baixa cobertura vacinal nos grupos de risco, a saúde estadual decidiu liberar a vacina contra a gripe para toda a população de Mato Grosso do Sul. Todas as pessoas com mais de 6 meses podem se vacinar em qualquer unidade de saúde do Estado.
Segundo dados estaduais, Mato Grosso do Sul registrou 2.708 casos de doenças respiratórias este ano e 203 mortes em decorrência das doenças. Dentre esses casos, 586 foram confirmados para Influenza, resultando em 68 mortes entre os pacientes hospitalizados.
Os idosos são os mais afetados, representando 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, com 26,80%. No caso dos idosos, a evolução para óbito ocorreu em 79,40% dos casos confirmados. Além disso, a cobertura vacinal do estado para os grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais) é de cerca de 29,89%, abaixo dos 90,0% recomendados pelo Ministério da Saúde.
Porém, em todo o Estado foram aplicadas mais de 410 mil doses da vacina contra Influenza, o que coloca o estado com a melhor cobertura vacinal do país, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Campo Grande já declarou situação de emergência em saúde pública devido à alta ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica. Na Capital a vacina também está liberada para toda a população.

Imagem Destaque: Vacinação contra a gripe (Madu Livramento/Jornal Midiamax)
Fonte: Priscilla Peres/ Midiamax