Segunda noite de acolhimento leva 80 pessoas em situação de rua ao Parque Ayrton Senna

Nesta quinta-feira (25), será realizado mutirão de habitação e emprego para os acolhidos

Segunda noite de acolhimento leva 80 pessoas em situação de rua ao Parque Ayrton Senna
Abrigo no Parque Ayrton Senna. (Divulgação, SAS)

Na segunda noite de frio intenso em , 80 pessoas em situação de rua foram acolhidas no Parque Ayrton Senna entre a noite desta quarta-feira (24) e a madrugada desta quinta-feira (25).

Pause

Unmute

Remaining Time -0:00

Picture-in-PictureFullscreen

Conforme a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), 15 pessoas foram acolhidas por demanda espontânea, ou seja, buscaram diretamente o atendimento no parque. Do total, 70 são homens e 10 são mulheres. O abrigo também oferece acolhimento para os pets dos assistenciados.

Os demais acolhidos aceitaram ir para o abrigo temporário através das buscas ativas realizadas pelas equipes da secretaria em todas as regiões da cidade. Além dos acolhidos, dez pessoas recusaram atendimentos. Estes receberam cobertores e alimentação. O ponto ficará ativo até esta quinta-feira (25).

Serviço de acolhimento

A estrutura funcionará exclusivamente no período noturno até quinta-feira (25), oferecendo acolhimento a partir das 18h para as pessoas que aceitarem permanecer no local durante a noite. O local também conta com suporte para animais de estimação, com distribuição de ração e cobertas, permitindo que os acolhidos permaneçam acompanhados de seus pets.

Após a pernoite, os usuários são encaminhados para o Centro POP, onde recebem café da manhã , almoço, lanche da tarde e os serviços oferecidos pela Rede de Assistência Social do município.

Mutirão de habitação e emprego

Nesta quinta-feira (25), equipes da SDHU (Superintendência de Política de Direitos Humanos), da Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) e da Funsat (Fundação Social do Trabalho) realizarão um atendimento integrado no Centro POP.

Os interessados podem procurar o atendimento na Rua Joel Dibo, nº 255, no Centro de Campo Grande. Por fim, a população pode solicitar atendimento pelos telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 ou pelo número 156.

Quatro mortes por hipotermia em 2026

O alerta para a população em situação de rua ganhou força após a última onda de frio registrada em Mato Grosso do Sul. No início de maio, Campo Grande teve sensação térmica negativa por dois dias consecutivos. Em uma das manhãs mais frias do ano, a temperatura chegou a 7,9°C, mas a sensação térmica atingiu -3,2°C devido à combinação de vento, umidade e temperatura do ar.

Durante o período, quatro pessoas morreram com suspeita de hipotermia no Estado, sendo três em Campo Grande e uma em Dourados. Na Capital, as vítimas foram encontradas na calçada de um bar, ao lado de uma unidade de saúde e em uma casa abandonada. Já em Dourados, um homem foi localizado morto às margens da BR-163.

 

Fonte: Jornal Midiamax