Novo salário mínimo começa a ser pago nesta segunda; saiba como fazer o reajuste

Trabalhador precisa fazer o reajuste de forma digital

Novo salário mínimo começa a ser pago nesta segunda; saiba como fazer o reajuste
Aumento do salário mínimo. (Ilustrativa - Banco de imagens, Freepik)

Começou a valer no último domingo (1°) o novo reajuste do salário mínimo. Com o reajuste, o salário passa a valer R$ 1,621,00. O reajuste não, entretanto, não acontece automaticamente. Para isso, é preciso que o trabalhador faça digitalmente a atualização do salário.

Primeiro, para trabalhadores que recebem um salário mínimo é preciso fazer a atualização do valor pelo aplicativo eSocialVeja:

Você pode escolher uma das formas a seguir:

 

  • Utilizar o assistente de reajuste salarial – o link pode ser encontrado na tela principal do eSocial, no menu “Acesso Rápido”. A ferramenta solicita apenas os dados necessários para o reajuste.
  • Assistente virtual – clique no ícone que se encontra no canto inferior da página. Peça ao assistente: “reajustar salário”. O reajuste será feito diretamente na conversa.
  • Pelo App do eSocial Doméstico – nele você encontra a funcionalidade de reajuste salarial. No aplicativo o trabalhador deve:
  • Acessar aba ‘Empregados’ > Gestão de Empregados > selecionar o funcionário. Após isso, clicar em ‘Dados Contratuais’ e selecionar ‘Reajuste Salário’. Lá deve ser inserido o novo valor (ex: R$ 1,621 em 2026) e a data de início (01/01/2026).

O App eSocial Doméstico está disponível para Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store e na App Store.

Já para quem recebe acima de um salário mínimo, o reajuste deverá seguir o estipulado no contrato entre o empregador e o empregado. Sendo assim, o reajuste poderá ser feito em outra data e com outro percentual, levando em consideração o contrato.

Para conferir o passo a passo completo, veja o documento abaixo ou CLIQUE AQUI.

ManualBaixar

 

Fonte: Midiamax